sexta-feira, 12 de junho de 2015

Teclado BR Nativo (Dvorak Brasileiro)


Se não tiver paciência pra ler no site, eu vou resumir a história:

Antes de mais nada, você tem que saber que o teclado padrão QWERTY (que provavelmente é o que você está usando agora) foi desenvolvido na época das antigas máquinas de escrever, e foi feito para ser o PIOR POSSÍVEL.

Por que isso? Porque se as pessoas digitassem rápido demais as máquinas acabavam travando frequentemente. Para resolver isso, calcularam o pior jeito possível para escrever, e implementaram nos teclados, dessa forma, fazendo com que a digitação fosse feita devagar, com apenas dois dedos. Ainda assim haviam pessoas que conseguiam digitar bem rápido nessas antigas máquinas…

Conforme os comptuadores foram evoluindo, os teclados adotados para eles permaneceram com a mesma configuração geral.

Porém um bom sujeito chamado Dvorak criou um teclado pensando na MELHOR forma para digitar, separando vogais e pontuação à esquerda (mas isso para os americanos). Então, recentemente, foi criado o teclado Nativo, para o português do Brasil.

Já tenho uma velocidade de aproximadamente 80 palavras por minuto com o teclado QWERTY, e resolvi experimentar o nativo. Testei durante alguns meses (uns 4), e eis o que percebi:

Realmente há uma diferença notável no quanto as mãos “viajam” pelo teclado, pois as letras mais utilizadas ficam na fileira-base (do meio), portanto não é necessário ficar subindo e descendo as mãos pelo teclado. Isso pelo menos teoricamente deveria reduzir a tensão nas mãos, e também fazer a digitação ficar mais rápida (já que as mãos passam a percorrer uma distância menor para realizar um mesmo trabalho)…

PORÉM os problemas acabaram sendo maiores que as soluções: senti MUITO MAIS dor nas mãos (principalmente a esquerda, que fica 90% do tempo imóvel), justamente por elas ficarem mais paradas, fazendo mais frequentemente APENAS os movimentos curtos de sobe-e-desce dos dedos para pressionar as teclas! Com o QWERTY as mãos e braços se movimentam mais, e também ABREM E FECHAM o tempo todo, o que causa um certo ALONGAMENTO dos músculos.

Mas o pior não foi isso: os comandos mais usados no teclado ficaram espalhados pra todo lado! Ctrl+C, Ctrl+V, Ctrl+X, Ctrl+Z, Ctrl+S, Ctrl+A, Ctrl+T e Ctrl+B ficaram cada um pra um lado, sendo que antes podiam ser feitos facilmente com a mão esquerda, todos próximos uns dos outros e de forma bem lógica.

Abandonei o uso do Nativo por conta disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário